ACOMPANHE O DEPUTADO
ADELMO NAS REDES SOCIAIS

O Deputado

Compartilhe este conteúdo:

Adelmo Leão nasceu em Itapagipe, no Triângulo Mineiro, e radicou-se em Uberaba aos 12 anos. Casado aos 23 com Linda Beatriz, tem cinco filhos e seis netos. Graduado em Medicina pela então Faculdade do Triângulo Mineiro, fez mestrado e doutorado em Ciências na USP-Ribeirão Preto. Por 15 anos, lecionou na faculdade em que se formou.

Sua história política começou muito antes da ação parlamentar, primeiro como estudante secundarista na vice-presidência do Grêmio Estudantil Machado de Assis, no Colégio Doutor José Ferreira, época em que se juntou à luta contra a ditadura militar; depois já professor universitário e pesquisador, ativista de movimentos católicos de base, da organização sindical dos professores da Faculdade, coordenador do movimento pró-participação popular na Constituinte e presidente  da Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Uberaba.

Filiado ao PT desde 1986, integrou a equipe de Patrus Ananias na Prefeitura de Belo Horizonte, como presidente da Beneficência Municipal e, em seguida, Secretário Adjunto de Governo.

Secretário de Estado da Saúde em 2000, no governo Itamar Franco, combateu o desperdício de recursos públicos, democratizou as relações com os servidores e iniciou a implantação de um modelo de atendimento de qualidade.

Ocupou a 2ª vice-presidência da Assembleia em 2003 e 2004. Nos anos seguintes, presidiu as Comissões de Saúde e de Direitos Humanos da casa. Liderou a bancada do PT e foi secretário-geral do partido.

Em 2008, assessorou a Secretaria-Geral da Presidência da República no segundo governo Lula. Assumiu, depois, a Superintendência do INCRA em Minas. Em 2012, obteve cerca de 30 mil votos na disputa à prefeitura de Uberaba. É eleito 3º vice-presidente da Assembleia no ano seguinte.

Apresentou mais de 150 Projetos de Lei em seus mandatos, construídos sempre com a participação popular, muitos transformados em leis fundamentais, como a que criou o Código de Saúde do estado; a que instituiu a Política Estadual de Saneamento, pioneira no Brasil; a que regulamentou a produção e a comercialização de medicamentos; a que determina assistência e acompanhamento aos portadores de anemia falciforme, doença que acomete sobretudo os afrodescendentes; e a que estabeleceu a Política Estadual de Agroecologia e Agricultura Orgânica, também inédita no país.

Teve atuação de revelo em mais de 15 Comissões Parlamentares de Inquérito, com  destaque para a CPI do DOPS (destinação de arquivos do extinto órgão policial da Ditadura), a CPI dos Medicamentos (que investigou a produção de medicamentos falsos), a CPI da Cemig (que evitou a privatização da empresa estadual) e a CPI da Dívida Pública.

Autor do projeto que instituiu a Bolsa-Escola em Minas, o trabalho pela educação é prioridade, como a criação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que contou com a firme participação de Adelmo e tem seu apoio permanente.

Idealizou o Projeto Cidadania Ribeirinha, dedicado ás populações tradicionais das margens do Rio São Francisco, hoje oficialmente encampado pela Assembleia.

Militante de primeira hora em defesa da saúde, mobiliza comunidades, constrói frentes multipartidárias, cobra ações dos governos em todos os níveis, apoia prefeitos, dialoga com o Congresso Nacional e com os ministérios para ajudar a fazer com que os recursos necessários cheguem aos municípios e sejam aplicados em favor da população.

Conheça a biografia completa do deputado Adelmo Leão.

Brasília/DF

Câmara dos Deputados

Anexo IV, Gabinete 231

Brasília - DF - CEP: 70160-900

Tel: +55 61 3215-5231

Belo Horizonte

Gabinete Belo Horizonte

Rua Matias Cardoso, 11 - Sala 204

Belo Horizonte - MG - CEP: 30170-050

Tel: +55 31 2511-1350

Uberaba

Escritório Regional de Uberaba

Rua Major Eustáquio, 501 - Centro

Uberaba - MG - CEP:38010-270

Tel: +55 034 3313-5013

ACOMPANHE O DEPUTADO
ADELMO NAS REDES SOCIAIS